Google+ plantão publicitário by Lucio Mauro Marques de Almeida.: "La Damnation de Faust" de Hector Berlioz

"La Damnation de Faust" de Hector Berlioz


Temporada de concertos (20 a 22.10.11), com trechos da obra "La Damnation de Faust" de Hector Berlioz, com o Côro da UFPR e o Ballet do Grupo Téssera da UFPR.

Regência: Alvaro Nadolny

Pianista: Karina F. G. da Silva / Hermes A. Drechsel
Entrada: 1 kg de alimento não-perecível em prol da Associação Paranaense
Alegria de Viver (APAV), entidade que atende crianças carentes infectadas pelo vírus HIV.
http://g1.globo.com/parana/noticia/2011/10/queria-pai-e-mae-todos-os-dias-diz-menina-apontada-como-inadotavel.html

TEATRO DA REITORIA DA UFPR - Fone: (41)3360-5066 - Fax: (41) 3360-5192
http://www.teatrodareitoria.ufpr.br/links/programacao.htm
teatro@ufpr.br

http://ufprcultural.blogspot.com/
http://www.hberlioz.com/Scores/sdamnation.htm


Sinopse
Parte I - Fausto, sozinho em uma planície ao amanhecer, louva o dia de primavera, despertando, a renovação da natureza e sua própria vida em solidão, longe da multidão. Em uma vila próxima, as pessoas alegres celebram a primavera no país, com cantos e danças, enquanto um exército equipado marcha para batalha. Fausto retira-se intocado por todos.

Parte II - Tendo retornado ao seu estudo pensativo e triste, Fausto afunda-se em profunda melancolia e pessimismo. Com a intenção de suicídio, ele está prestes a beber um copo de veneno, quando ouve lá fora o hino da Páscoa. Fausto lembra a pureza e a piedade de sua infância. Sua fé é despertada e ele reafirma seu compromisso com a vida.
Sorrateiramente aparece Mefistófeles, desprezando o sentimentalismo de Fausto, sugerindo que ele vá para o mundo, em vez de habitar na especulação filosófica. Ele promete a Fausto - desconfiado no início, para satisfazer seus desejos mais extravagantes. Fausto segue este companheiro diabólico.
A primeira parada é a Adega de Auerbach em Leipzig. Fausto não gosta do cantar estridente e grosseiro dos bêbados de uma canção sobre o "Rato na adega", e a resposta cínica de Mefistófeles com a sua "Canção do Pernilongo." Ele insiste em partir sem demora. Mefistófeles aproxima-se das margens do Rio Elba e envia-lo para dormir em uma cama de rosas. Mefistófeles inventa sonhos sedutores que enganam Fausto, mostrando-lhe uma imagem de sua amada Margarida. Ao despertar, Fausto pede para ser levado para a moça. Mefistófeles promete providências. Ele aconselha Fausto para se juntar aos soldados e estudantes que vão para a cidade e segui-los para a casa de Margarida.

Parte III - No quarto de Margarida, Faust é preenchido com uma premonição de sua doce aventura romântica. Quando Margarida aparece, ele se esconde. Margarida já viu seu amado em um sonho. Ela canta a balada "O Rei de Thule", no qual dá expressão a seu desejo. Assim que Margarida está dormindo, Mefistófeles aparece. Seu bando de espíritos sedutores leva Margarida para sua destruição. Com uma canção sarcástica, Mefistófeles delícia-se em sua vitória certa. Fausto e Margarida se encontram e declaram seu amor um pelo outro. Eles são interrompidos por Mefistófeles, que insta Fausto a fugir como os vizinhos tornando-se suspeitos e quer avisar a mãe de Margarida. Mefistófeles assegura-lhes que eles podem se encontrar novamente na noite seguinte.


Parte IV - Margarida foi abandonada por Fausto. Ela anseia por seu retorno, mas sente que ele não voltarará. O canto dos estudantes e soldados pode ser ouvido da rua abaixo. Isso faz de Margarida ainda mais consciente de sua solidão. Enquanto isso, Fausto encontra força renovada no meio da natureza.
Ele entende com Mefistófeles que Margarida está na prisão, aguardando execução por ter matado sua mãe - um crime pelo qual é responsável Fausto. Fausto implora a Mefistófeles para resgatar Margarida. Ele está preparado para essa condição em que sela o pacto de Fausto com sua assinatura. Fausto entra na armadilha.
Eles cavalgam em cavalos mágicos de Mefistófeles, mas não para o calabouço de Margarida. Em vez disso, descem para as profundezas do inferno em meio a terremotos, trovões e chuva de sangue, onde os espíritos diabólicos estão aguardando sua chegada. Fausto, preso para a eternidade, é lançado no fogo; Mefistófeles é triunfante. Nos céus, os anjos recebem Margarida que é absolvida de seus pecados

Font: http://www.operatoday.com/content/2005/12/berlioz_la_damn.php

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...